Organização PDV | Atraia mais clientes e aumente as vendas da sua pet shop

A experiência do cliente será todo e qualquer contato com a sua marca, e antes de chegar nas etapas de relacionamento e fidelização dos clientes, é preciso trazê-los para dentro da loja. Surge, então, a necessidade de caprichar na comunicação visual do seu pet shop para atrair os tutores que estão passando pela rua.

 

O cuidado com a comunicação visual vai muito além da exposição de produtos na vitrine. É preciso pensar nas cores da parte externa e interna da loja, na logomarca do seu pet shop, nos totens, anúncios físicos, na fachada, no modo que a vitrine e as prateleiras estão dispostas, etc., todos esses fatores interferem muito na sua lucratividade.

Continue lendo para conferir nossas dicas de comunicação visual e correta organização de PDV em pet shops, vamos lá? 

 

Atenção à fachada

A fachada da sua pet shop será a primeira impressão do cliente com a sua loja. Por isso, a paleta de cores e o design da placa de identificação são itens importantes para que esse cliente, ou potencial cliente, tome a decisão de entrar no seu estabelecimento para consumir seus produtos e serviços.

Essa combinação de recursos visuais pode ser decisiva para comunicar promoções, agradar clientes em potencial e gerar competitividade frente a outros concorrentes.

Dica: Opte por letreiros originais, mas de fácil leitura. Assim, sua logomarca vai impactar e causar memória visual nas pessoas que passam pela loja.

Não esqueça de reforçar a iluminação para que sua pet shop não passe despercebida, principalmente em bairros residenciais, onde é comum os tutores passearem no fim da tarde com seus cãezinhos. 

 

Melhores cores para sua identidade visual

Diferentes paletas de cores emitem sensações e mensagens distintas.

  • Cores vivas, como verde, laranja e amarelo, indicam promoção e preço acessível.
  • Tons terrosos, como marrom, cobre, ferrugem, bege e verde-musgo, remetem a algo mais tradicional.
  • Usar tons neutros, como branco, preto, cinza e gelo, com pontos de cores mais vibrantes, como amarelo, lilás, verde e rosa, indica modernidade.
  • Para uma identidade mais clássica e nobre, aposte nos tons de branco, gelo, cinza e preto.

A escolha da paleta de cores é uma estratégia de atração e vai depender do perfil de público que você quer atingir.

 

Vitrine

A vitrine precisa comunicar o que sua loja oferece e essa mensagem não está relacionada somente aos produtos oferecidos, mas à sua proposta de valor. A sua localização vai influenciar na escolha dessa comunicação.

Sua vitrine precisa ser iluminada e convidativa, e além dos produtos, você pode apostar em totens, essa é uma maneira bem eficaz de atrair clientes e informar sobre os serviços e produtos oferecidos. Os totens, quando bem utilizados, podem ser uma ótima publicidade.

Mais do que chamar a atenção das pessoas, esse cuidado com a vitrine valoriza os produtos e serviços do próprio estabelecimento.

 

Valorize a experiência do cliente

A estética e a aparência física são fatores importantes e não devem ser negligenciados. A comunicação visual de um pet shop proporciona impressões e sensações, portanto, precisa transmitir segurança e sensação de bem-estar. Assim você garante uma boa experiência para que o cliente queira retornar ao seu estabelecimento.

Além da fachada, dê muita atenção ao interior da loja. Isso inclui a organização dos produtos nas prateleiras, atenção a limpeza e manter um espaço para livre circulação de pessoas e pets.

Os produtos devem ser organizados nas prateleiras de acordo com a Curva ABC dos itens da loja. Os produtos A, que são os mais rentáveis e com maior procura, devem ficar em destaque e no final da loja. Para isso, o ideal é direcionar o cliente até o produto através de prateleiras atrativas.

Dicas para organização das prateleiras:

  • À direita do corredor, para quem vai até o fundo da loja, ficam os produtos de venda fácil. Quanto mais próximo do fundo, melhor deve ser a relação entre o consumo dos produtos A. Ou seja, perto do seu “carro-chefe”, ficam os produtos que o cliente costuma levar junto.
  • No caminho do cliente até o caixa ficam os itens complementares. Esse trajeto é chamado de caminho feliz, e deve ter todos os itens essenciais e que dão qualidade de vida ao pet.
  • Para decidir a quantidade e a forma de apresentação correta dos produtos expostos em loja, é necessário definir seu posicionamento em relação ao cliente. A forma que essa organização é feita, faz toda diferença no perfil de cliente que busca.

A maioria dos donos tem uma relação de cuidado extremo com seu pet, por isso, além de funcionários preparados para um excelente atendimento, sua loja deve garantir uma boa experiência ao cliente.

 

A satisfação dos consumidores reflete em vendas e na atração de novos públicos, portanto, é sempre preciso ficar atento às melhorias que refletem na experiência do cliente no seu PDV, não só por uma questão de competitividade, como também, de lucratividade do seu negócio.

 

Bora aplicar essas dicas na comunicação visual e organização da sua pet shop?

Sucesso e até a próxima!

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