Práticas de Gestão para Vender Mais

Impacto nas Vendas de uma Gestão Desorganizada e sem Planejamento!

Uma boa gestão é o que diferencia as pet shops que obtêm bons lucros daquelas que não conseguem crescer, ou pior ainda, que dão prejuízos. O Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo e isso indica uma coisa: Se você está tendo prejuízos nesse setor, algo está errado na sua gestão.

Neste artigo daremos dicas para que a sua administração torne-se um diferencial competitivo e as vendas da sua pet shop cresçam cada vez mais. Vamos lá?

Estude muito e coloque em prática!

Uma boa gestão passa, invariavelmente, por um estudo de técnicas de administração e mercado. Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), os lares brasileiros possuem mais de 52 milhões de cães, 38 milhões de aves, 22 milhões de felinos, entre outros animais. Cada um deles representa centenas de reais:

  • O que está impedindo que esse dinheiro venha para o seu bolso?
  • Quais são as barreiras entre os consumidores e a sua loja?
  • Por que seus clientes não retornam para uma segunda compra?
  • O que seus concorrentes têm e você não?

Além dessas, pense em outras questões, analise e coloque soluções em prática para encontrar a melhor forma de otimizar sua gestão.

4 Passos para uma Gestão que vende mais

1 - Tenha um Planejamento com Metas

Sabe o planejamento do negócio de quando você começou? De tempos em tempos faça uma revisão, caso não tenha um, comece do zero.

  • Avalie seus pontos fortes, fracos e oportunidades
  • Analise seus concorrentes
  • Analise como gostaria de ser/estar: Se a sua empresa fosse perfeita, como ela seria?

Esse exercício ajudará a visualizar onde melhorar.

Depois disso, com base nos números atuais, defina as metas com um prazo.

Lembre-se: As metas devem ser realistas e possíveis de atingir.

2 - Elabore Estratégias para os Objetivos

Depois de analisar onde estão os pontos fracos do negócio, é hora de planejar uma forma para corrigir. Caso disponha de recursos, contratar uma consultoria especializada pode ser uma boa estratégia, mas atenção:

  • Cuidado com os “falsos especialistas”, procure profissionais com a devida formação e experiência de mercado.
  • Contratar um serviço terceirizado não exime você de estudar o mercado e acompanhar o desempenho do negócio.

3 - Colete Informações

Informação é a matéria-prima de uma boa gestão, afinal, como você vai otimizar o negócio se não sabe o que precisa melhorar? Você precisa controlar e acompanhar o desempenho em todas as áreas da empresa.

Dica: Utilize um sistema de gestão para organizar e centralizar as informações.

4 - Você precisa atrair (e manter) clientes

Investir no relacionamento, a fim de atrair e reter clientes, é essencial para um bom resultado nas vendas. Para isso, a sua loja precisa ser um ambiente agradável, organizado, e, principalmente, oferecer um atendimento diferenciado. O cliente precisa confiar que encontrou profissionais capacitados e que seu pet será tratado da melhor maneira possível.

Dica Bônus!

Entender tudo sobre seu negócio é o básico. Você não precisa ser um especialista, mas precisa ter algum conhecimento sobre marketing, gestão de pessoas e administração. Hoje em dia existem cursos e conteúdos de qualidade disponíveis gratuitamente na internet, então estude, leia e se capacite constantemente.

Se quiser uma indicação, o Curso de Gestão de Pet Shop do Sebrae é um bom começo. O curso é gratuito e você poderá se aperfeiçoar em aspectos do planejamento, pontos norteadores e ações para alcançar objetivos e metas.

 

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Espero que essa leitura faça a diferença na sua pet shop, até mais e boas vendas!

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