Mercado de assinatura movimenta mais de R$1 bi no Brasil

Segundo pesquisa realizada pela Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), os planos de assinaturas movimentaram cerca de R$1 bilhão na economia brasileira.

"O mercado de assinaturas tem provado ser uma grande oportunidade de negócio, em 2022 houve um aumento de 18% no faturamento das empresas que já trabalham com essa estratégia.

Um dos benefícios das assinaturas é a conveniência e a praticidade na aquisição de serviços recorrentes. Esse fator não gera resultados positivos apenas no faturamento, mas também na experiência de compra do consumidor e a sua fidelização.

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Ainda de acordo com a Betalabs, em 2014 existiam apenas 300 empresas ativas praticando esse modelo de negócio, em 2022 já existiam mais de 8.000 empresas que adotaram o segmento de assinaturas.

"A expectativa é que esse setor cresça cada vez mais comparado ao mercado americano, que movimenta mais de US$10 bilhões por ano com o modelo de assinatura.

Pontos essenciais na estratégia de assinaturas

Existem 4 pontos essenciais na estratégia de assinaturas que fazem a empresa ter sucesso e aderência no mercado: 

  1. Promoção
  2. Comodidade para o cliente
  3. Fidelização
  4. Previsibilidade de receita 

Então, antes de aderir à estratégia, o varejista precisa:

  • Verificar se o seu serviço se adequa a esse modelo;
  • Definir padrões e processos para pagamentos recorrentes;
  • Ter cuidado e atenção nessas cobranças;
  • Ter conhecimento da logística;
  • Ter previsibilidade do fluxo de caixa.

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O que faz esse modelo de negócio resistir às crises e se fortalecer cada vez mais?

Um dos motivos é a transformação no perfil do consumidor, que se tornou mais exigente e disposto a buscar o melhor serviço/produto.

"O consumidor da atualidade busca as muitas facilidades que as assinaturas oferecem. Praticidade e modernização dos meios de pagamento lideram essa lista.

A fidelização de clientes é o grande segredo para a manutenção de qualquer plano de assinatura, que deve ser focado em experiências.

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Por ser um modelo bastante personalizável, com bons cases de customização da experiência do cliente, o Brasil vem se tornando líder nesse mercado. A comodidade também ajuda a manter o segmento em ascensão. 

Outro ponto positivo em oferecer assinaturas é possuir mais controle e visibilidade de quando precisará programar reposições e acionar seus fornecedores.

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Movimentação do mercado e impacto na economia

Está deixando de ser uma questão de aproximação com o cliente para se tornar uma resposta às demandas do mercado. As assinaturas abrem margem para que brindes, panfletos e outras estratégias de marketing sejam utilizadas, movimentando ainda mais a economia.

"A recorrência mensal permite criar estratégias de descontos, garantindo a melhor experiência aos assinantes, e é exatamente isso que faz a máquina girar.

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