Lucro Pet Shop | Como calcular sua margem de lucro?

O amor aos bichinhos pode ser um fator de motivação para apostar e investir no mercado pet, mas é preciso mais que isso para sua pet shop ter sucesso, e esse ‘mais’ tem relação com lucratividade, gestão de fluxo de caixa e margem de lucro.

Todos esses aspectos compõem a vida financeira de uma empresa e jamais devem ser negligenciados ou mal administrados. No entanto, calcular a margem de lucro ideal pode ser um desafio. Como saber se sua margem de lucro está acima ou abaixo do ideal? Se você tem essa e outras dúvidas, este artigo foi feito para você! 

 

Para começar, você sabe o que é margem de lucro?

De forma simplificada, a margem de lucro é a proporção do lucro de uma empresa (vendas menos todas as despesas) dividido por sua receita. O índice da margem de lucro compara o lucro com as vendas e informa se a empresa está administrando bem as finanças em geral.

 

Tipos de margem de lucro

Existem três tipos de margens de lucro que são úteis na avaliação de um negócio:

  • Margem de Lucro Líquido: Informa o lucro que pode ser obtido com as vendas totais.
  • Margem de Lucro Operacional: Mostra os ganhos das atividades operacionais.
  • Margem de Lucro Bruto: É o lucro restante após a contabilização dos custos dos serviços ou mercadorias vendidas.

 

Mas enfim, por que calcular margem de lucro no seu pet shop?

Qualquer empresa só se mantém em funcionamento quando obtém lucro. No cálculo da margem de lucro é necessário pegar o preço de venda e dividir pelo resultado das vendas, assim você terá o valor da sua margem de lucro. 

  • Resultado Positivo: Sua loja pet está lucrando, parabéns!
  • Resultado Negativo: Cuidado, os prejuízos vão comprometer a saúde financeira do seu negócio. Alerta vermelho!

Se sua margem não estiver boa é hora de rever preços dos produtos e serviços, buscar fornecedores mais baratos e pensar estrategicamente em outras ações (mas seja rápido). 

 

Cálculo da margem de Lucro Bruto

‍Essa margem compara a receita da sua pet shop com os custos variáveis, ou seja, custos que variam de acordo com a quantidade produzida ou vendida. Por exemplo, custo de matéria-prima.

Simplificando: A margem de lucro bruto informa quanto lucro cada produto cria sem custos fixos. Veja como calcular: 

  • Lucro bruto = receita – (materiais diretos + mão de obra direta + despesas gerais)
  • Vendas líquidas = receita – (custo de devoluções de vendas, abatimentos e descontos)
  • Margem de lucro bruto = (Lucro bruto ÷ Vendas líquidas) x 100

 

Cálculo da margem de Lucro Líquido 

A margem de lucro líquido é a porcentagem da receita financeira restante após a dedução de todas as despesas do total de vendas, dividida pela receita líquida.

Simplificando: O lucro líquido é a receita total, subtraindo-se todas as despesas. Veja como calcular: 

  • Receita Total – (CPV + Depreciação e Amortização + Despesas de Juros + Impostos + Outras Despesas)
  • Então, aplique o lucro líquido na equação: Lucro líquido ÷ Receita total x 100

 

Comece a Lucrar!

Agora que você já conhece as fórmulas básicas para calcular a margem de lucro do seu pet shop, quero te contar que com Pet Control você pode ter mais agilidade na sua gestão financeira, sem falar na praticidade de ter à sua disposição dados confiáveis e organizados. Entenda melhor:

  • Registrando suas vendas no sistema você terá controle do movimento financeiro e poderá calcular sua margem de lucro com informações seguras e precisas.
  • Disponibilizar diferentes formas de pagamento pode fazer você perder o controle dos seus indicativos de lucratividade. No Pet Control você visualiza os valores das vendas de cada forma de pagamento.
  • Você pode controlar o valor real do seu caixa e as entradas por período, por exemplo, o valor de uma venda no cartão de crédito só entrará depois de 30 dias. Então, mesmo que sua margem de lucro não esteja boa, você vai saber quanto ainda tem a receber e planejar ações ou compras para reposição de estoque com muito mais segurança.
  • Quer aumentar seu lucro? No sistema você visualiza seus produtos mais e menos vendidos e a margem de lucro de cada um. Assim você saberá quais produtos comprar e quanto cobrar, evitando prejuízos e ajudando a praticar preços atrativos.

 

Quer ter acesso a tudo isso? Você só precisa fazer seu cadastro e em instantes já pode começar a automatizar tarefas e gerenciar sua empresa com mais controle e facilidade.

Lembrando que o sistema é gratuito (isso mesmo), cadastro rápido, sem formulários extensos e sem dados de cartão de crédito, é só clicar aqui e criar sua conta. As finanças da sua pet shop agradecem! 

 

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Até mais, nos vemos no Pet Control!

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