KPIs para Pet Shop: Métricas e Indicadores de Sucesso

Métricas e Indicadores de Desempenho em Pet Shops

Já falamos aqui no blog sobre a importância e as vantagens que envolvem o acompanhamento constante de resultados em uma pet shop, bem como as desvantagens de não fazê-lo.

Para saber mais, acesse o conteúdo abaixo:

Controle de Desempenho em Pet Shops


Agora você vai descobrir quais métricas e indicadores acompanhar para uma correta avaliação de desempenho na sua pet shop!

Indicadores de Desempenho (KPIs): O que são e por que usar?

Key Performance Indicator (KPI), é um conjunto de parâmetros que ajudam a mensurar o sucesso da sua empresa. Esses valores são escolhidos pelos gestores e devem fazer sentido para todos dentro da organização.

Como usar estes indicadores?

Estas métricas devem ser analisadas frequentemente para verificar os resultados e, se necessário, possibilitar readequações em processos que estejam com mau desempenho.

Quais os melhores indicadores para pet shops?

Os indicadores tendem a se repetir para diversas empresas. No entanto, sempre é válido analisar e verificar os melhores para sua realidade, ou seja, se você estiver no início do negócio, seus KPIs serão distintos daquelas empresas com anos de mercado.

• Foco e diferenciais

Quando você for determinar seus indicadores, leve em consideração os diferenciais e o foco da sua empresa. Por exemplo, se seu foco for a parte estética, você pode metrificar quantos desses serviços vendeu, assim sua avaliação será mais assertiva e produtiva do que analisar números que não são relevantes ao seu negócio.

• Objetivos

Além dos diferenciais, você também precisa ter em mente quais são seus objetivos de crescimento e expansão. Se seu foco for o banho e tosa, mas você pretende expandir e abranger para consultas veterinárias, os KPIs que você escolher devem refletir essa decisão.

Como isso se aplica ao mercado pet? Como mensurar?

Novos Clientes

Esse indicador pode ser usado para obter mais informações sobre os novos clientes, identificar como eles encontraram sua pet shop, se foi indicação, internet, se mora no mesmo bairro, saber quantos animais ele possui, etc., assim você consegue criar uma boa relação e sugerir produtos e serviços.

• Por que coletar essas informações é tão importante?

Porque de nada vale você adquirir clientes novos, se os antigos continuarem a sair o tempo todo. Você deve se preocupar em adquirir novos, mas também em manter os antigos, e coletando essas informações você pode oferecer um atendimento com mais qualidade e proximidade.

Clientes Fixos

Os clientes fixos são aqueles que já compraram seus produtos ou serviços algumas vezes e, possivelmente, costumam indicar sua pet shop a outras pessoas. Com esse número você pode analisar a fidelização dos seus clientes.

• Seu índice de clientes fixos diminuiu?

Talvez seja o momento de reavaliar seu atendimento, coletar feedbacks sobre a qualidade dos serviços prestados, analisar se a gestão de agenda está funcionando bem ou se está desorganizada e causando erros que impactam na experiência do cliente, ou seja, pensar estrategicamente em ações que você pode realizar para que esse resultado melhore.

Renda Fixa

Após saber a quantidade de clientes fixos, você pode prever a renda que eles proporcionam por mês, ou seja, quanto do seu faturamento é proveniente da venda de produtos e serviços para clientes fidelizados. Essa renda fixa é um valor que você tem, sem a necessidade de investir em promoções ou divulgações pagas da sua pet shop.

Receita

Indicador que você deve dar bastante atenção! O ideal é que esse número seja crescente mês a mês, para que assim, o seu negócio cresça.

Como existem sazonalidades, é normal que em determinados períodos você venda mais e em outros menos. Sendo assim, você precisa propor medidas para ajustar a receita da sua pet shop, como promoções, oferecer kits, um segundo produto com desconto na compra de outro item, etc.

Lucro

Esse é o número mais importante, então fique atento a ele. De forma geral, é o valor do faturamento subtraído do valor das despesas. No entanto, é um resultado que não é tão simples de achar, é necessário muitas contas financeiras e ter controle absoluto do seu fluxo de caixa para obter o valor correto.

Atenção: Tome cuidado com a relação que existe entre lucro e faturamento, muitas vezes seu indicador de faturamento pode estar aumentando, mas seu lucro não. Se isso acontecer, provavelmente seus gastos estão aumentando mais que seu faturamento, nesse caso talvez seja o momento de analisar e readequar seus custos, cortando despesas desnecessárias que estão impedindo o crescimento do seu lucro.

Satisfação dos Clientes

Pode não parecer, mas esse indicador influencia diretamente no seu faturamento. Avalie a satisfação dos seus clientes e faça pesquisas periódicas, não se preocupe somente em obter uma nota de 0 a 10, mas sim em entender o motivo dela (principalmente se for uma nota ruim ou não tão boa quanto desejado). Com essa informação é possível saber onde você está errando.

Produtos e Serviços

Se serviço é o foco do seu negócio, você precisa mensurar se a quantidade de vendas é satisfatório, o mesmo vale se o seu foco for produtos. Faça comparações mensais para saber quais são os resultados anteriores – e não se esqueça da sazonalidade.

Como gerenciar todos esses dados?

• Não descarte dados anteriores

Não basta você anotar os resultados mensais se você descartar dados anteriores. Sem as informações do passado, não será possível saber se sua pet shop está crescendo e se aproximando dos objetivos.

• Faça uma linha do tempo dos KPIs

Ao fazer uma retrospectiva dos meses anteriores (até 12 meses), você conseguirá ver claramente o seu crescimento. Com certeza, esse será um fator de motivação (ou readequação) para você e sua equipe.

A partir de análises como essa e realizando projeções futuras, é possível determinar em qual momento sua equipe será ampliada, planejar a expansão da sua loja, etc., e se os números não estiverem bons, pensar estrategicamente no que pode ser feito, de que forma, e o tempo que vai levar de modo que não impacte negativamente na saúde financeira do negócio.

Vamos colocar em prática?

Utilizar indicadores e métricas não é uma prática que dá resultados a curto prazo, é uma ferramenta de análise que requer que você invista tempo para tal, mas talvez mais importante que os próprios números e metas a serem batidas, é a continuidade no processo e estar sempre buscando melhorias.

 

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Até mais e boa gestão dos seus indicadores e métricas.

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