Como ter um Pet Shop de Sucesso

Primeiros Passos para um Planejamento de Sucesso

Neste artigo vamos mostrar as principais atividades que você precisa desenvolver para montar o planejamento do seu pet shop da forma correta. Abordaremos desde a concepção e adaptação de um plano de negócios, como definir seu público-alvo e o desenvolvimento do planejamento financeiro. Também falaremos dos principais cuidados nos processos de gestão para que seu negócio atinja os objetivos pretendidos. Vamos lá?

Como montar um Pet Shop de Sucesso

Vamos começar do começo? (Estamos cientes da redundância da pergunta, mas a ideia é essa! 😉)

A criação de um plano de negócios inicial, ou seja, antes de abertura, é muito importante para a boa gestão, alinhamento dos processos administrativos e realização dos objetivos e metas. É fundamental entender o conceito, concepção e importância desse plano, e, mesmo que sua pet shop já esteja em funcionamento, sempre é possível melhorar, readequar, ou, se for o caso, elaborar pela primeira vez seu planejamento. Essa será uma ótima forma de analisar a fundo sua pet shop, identificar falhas, problemas gerenciais, desalinhamento operacional, entre outros.

Criação do Plano de Negócios

O primeiro passo para montar um pet shop de sucesso é a elaboração de um plano de negócios. Esta ferramenta tem o objetivo de fornecer elementos para serem seguidos durante o curso da sua empresa, desde a abertura até o momento em que ela esteja estável.

Um bom plano de negócios deve apresentar a missão da empresa, a localização, estrutura do PDV, o orçamento inicial e capital de giro, equipamentos, a possibilidade de contratação de funcionários, entre outros detalhes. Enfim, é um documento que irá sustentar toda a administração da empresa, a coluna vertebral dela. Por isso, é necessário que este plano seja bem estruturado.

Contar com um documento assim dá a oportunidade de prever as dificuldades e imaginar as formas de diminuir seus impactos.

Definição do Público-Alvo

Você pode até pensar que o público-alvo de um pet shop é apenas um: todo mundo que tem animal de estimação. Em um sentido mais amplo, isso até pode ser verdade, porém, existem diversos perfis de pessoas, com diferentes espécies e raças de animais, certo? Para saber quem você quer atrair, uma das melhores práticas é responder algumas perguntas básicas, como:

  • Quais espécies você quer atender?
  • Qual o porte dos animais?
  • Que serviços pretende oferecer?
  • Seu foco principal será a venda de produtos ou serviços? 

E daí por diante...

É importante lembrar que pessoas que frequentam pet shops são apaixonadas pelos seus animais e, justamente por isso, exigem um bom atendimento e um bom tratamento para seus pets. Busque informações sobre os donos dos animais, como faixa etária, preferências e gostos pessoais.

Com o público-alvo definido, você pode passar para o planejamento financeiro do seu pet shop.

Atenção: Esses dois tópicos são partes importantes do plano de negócio e auxiliam na definição de outras questões, como o local do estabelecimento, que sofre influência direta das espécies que você pretende atender, e os equipamentos que serão comprados, que dependem do tipo de serviço que você vai oferecer.

Desenvolvimento do Planejamento Financeiro

Sabendo quem e como você quer atender, é hora de desenvolver o planejamento financeiro. Sem saber quanto dinheiro você tem e onde ele será será aplicado é praticamente impossível ter sucesso na administração de um negócio. Por isso, o primeiro passo é colocar no papel tudo o que você já tem de investimento (próprio ou de terceiros) e analisar como ele será usado. Dessa forma, você será capaz de saber a atual situação econômica da empresa e estabelecer metas para o futuro.

Atenção: Neste plano também devem estar listadas as dificuldades financeiras que podem vir a ser enfrentadas, como uma alta nos preços dos fornecedores ou uma queda nas vendas do serviço de banho e tosa.

Dica: Dê preferência a um cenário mais conservador para não sofrer com surpresas desagradáveis.

Práticas de Gestão para um Pet Shop de Sucesso

• Controle de Caixa: Ter o controle de tudo que acontece na frente de caixa PDV é ter a garantia de que o cliente saiu do seu pet shop satisfeito, pois é ali que o processo de venda finaliza.

• Controle de Estoque: É importante que o controle de estoque ocorra de forma integrada, alinhando o que está sendo registrado nas vendas com os produtos armazenados, assim, é possível saber exatamente o que ainda está disponível e aquilo que precisa ser reposto.

• Atendimento e Relacionamento: Em relação aos clientes, a solução mais indicada é reunir em um só lugar todas as informações referentes a cada um deles, com todos os detalhes que achar necessário. Dessa forma você pode oferecer um atendimento personalizado, ganha agilidade e evita erros nos agendamentos.

 

Com o Pet Control você consegue facilmente controlar sua frente de caixa (PDV) e seu estoque de forma integrada. Para o atendimento/gestão da agenda de serviços o sistema tem a facilidade de fazer a integração com os cadastros dos seus clientes (tutores e pets). No entanto, o mais importante é que o dono da pet shop esteja comprometido em alcançar o sucesso. Caso contrário, nenhuma tecnologia vai poder auxiliar na gestão do negócio.

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Esperamos que esse artigo ajude você na organização da sua pet shop.

Até mais, bons negócios e bom planejamento!

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