Como ter um bom controle financeiro no seu Pet Shop?

Uma gestão financeira bem feita está diretamente ligada ao sucesso do seu pet shop. Para isso, é preciso reunir informações para tomar as decisões corretas e ter disciplina para controlar cada centavo que entra e sai da empresa.

O mercado pet é um dos poucos que ainda têm apresentado bons resultados apesar do cenário econômico, mas para que seu negócio seja bem sucedido é importante acompanhar de perto as operações, como controle de estoque, fluxo de caixa e pagamento de impostos.

Nesse artigo vamos abordar os principais conceitos para um bom controle financeiro e dar dicas para você ter disciplina e garantir a lucratividade do seu negócio. Vamos lá?

 

Enquadramento Tributário

O correto enquadramento afeta a lucratividade do negócio: cada R$1,00 economizado em tributos, é R$1,00 somado ao seu lucro. Então, você empresário precisa escolher a melhor opção de regime tributário, dentre eles, o regime pelo Lucro Real, pelo Lucro Presumido ou pelo SIMPLES Nacional.

A melhor opção é aquela que facilita o processo de comercialização de produtos ou serviços e leva à menor carga tributária.

Dica: Para ter certeza que você está com a carga tributária correta, o melhor a fazer é um planejamento tributário. Para isso, o ideal é consultar sempre um contador para que ele oriente sobre o enquadramento jurídico e o regime de tributação adequado.

Atenção: Um planejamento tributário errado pode resultar em multas pesadas e em alguns casos até no fechamento do estabelecimento, então, é muito importante levar a sério esse fator.

 

Estoque

São várias as vantagens de gerenciar bem o estoque do seu pet shop. A primeira é garantir que todos os itens mantenham total poder de venda, sem desperdício. Em segundo, é diminuir o risco da falta de produtos por desabastecimento. O giro intenso às vezes não permite que itens já pagos fiquem parados em estoque, pressionando a necessidade de capital de giro.

Atenção: Fique atento ao seu estoque, estoque parado significa dinheiro parado e geração de custos. Além disso, produto sem estoque significa venda perdida. Evite excessos e em períodos sazonais tente negociar com os fornecedores a possibilidade de devoluções ou trocas de produtos.

 

Custos Fixos e Variáveis

É importante conhecer, controlar e gerenciar os custos e despesas para validar os preços de venda e gerenciar os resultados.

Dica: Registre todas as movimentações do pet shop, tudo que compra, tudo que vende, tudo que recebe e tudo que paga. Sempre classificados em: receita do mês, custos diretos das receitas, despesas comerciais das receitas e despesas fixas da estrutura da empresa.

 

Fluxo de Caixa

A grande vantagem de manter a rotina de fazer os registros bancários está em conhecer o movimento do dinheiro da empresa, entre o que tem disponível, o que tem a receber e o que tem a pagar. O fluxo de caixa em uma pequena empresa, é o registro e cruzamento por datas de tudo que recebe, com tudo que paga (simples assim). O resultado é o saldo diário do dinheiro disponível na empresa e a visão das condições financeiras de curto prazo, ou seja, a possibilidade de pagar as contas a vencer.

Parece fácil, mas na prática não é tão simples assim, então a dica é sempre registrar tudo: Vendeu um petisco no caixa por R$ 1,00? Registre! Gastou R$ 5,00 comprando papel higiênico para colocar no banheiro da loja? Registre!

 

Capital de Giro

O conceito de capital de giro é simples: é o dinheiro disponível para pagar suas contas e compras e manter seu pet shop em funcionamento. O ideal é receber primeiro e pagar depois. Nem sempre é possível manter essa regra, mas tente ficar o mais próximo possível dela. Isso evita que a empresa precise buscar fontes externas para financiar o capital de giro.

Dica: Procure fornecedores que oferecem maior prazo de pagamento e tente receber dos seus clientes em prazos curtos. Se ocorrer o inverso, sua pet shop precisará de dinheiro de outras fontes, gerando dívidas, juros sobre juros, o que pode ser bem perigoso para a saúde financeira.

A maioria das despesas tem prazo de 30 dias, como: pagamento dos salários dos funcionários, aluguel, energia elétrica e impostos. Já as receitas não necessariamente acompanham o mesmo prazo, dependem da política adotada de venda, sem falar que podem ocorrer inadimplências.

Algumas ações para evitar que isso ocorra:

  • Para reduzir o prazo de recebimento, faça campanhas com incentivo ao pagamento à vista, com desconto para pagamento no débito ou pix.
  • Analise constantemente suas finanças e descubra os gastos que podem ser reduzidos.
  • Negocie os prazos de pagamento com os fornecedores. Pagar rápido só é vantagem quando há um bom desconto, se não houver margem para negociação, vale pesquisar e conversar com outro fornecedor.

 

Organização Financeira

A recomendação mais importante é separar o dinheiro que circula na empresa do dinheiro dos sócios ou da família. Mas atenção: Sempre respeite os limites da empresa! Apure o lucro do período e não retire mais do que isso.

Se você for o dono, pode retirar um pró-labore justo para compensar seu trabalho e também pode retirar o lucro gerado no mês quando este lucro vier para o caixa. Se você retirar antes, ou retirar mais do que isso, estará desfalcando o capital de giro, e quando ele esgotar começará a desfalcar as condições de operação da sua empresa.

 

Financiamento X Empréstimo

Financiamento para crescer, aumentar a capacidade de vendas ou de produção pode ser bem vindo. Já o empréstimo para pagar contas sempre deve ser evitado.

Explicando melhor: Empréstimo para pagar conta significa falta de capital de giro, e os juros de empréstimos significam redução do lucro. Assim, planejamento financeiro significa cuidar para nunca ter que tomar empréstimos, e se precisar, cuidar para que a parcela de pagamento seja (de preferência) muito menor que o lucro gerado no período.

Atenção: Investimento se paga com financiamento externo ou lucro, nunca com dinheiro da operação da empresa!

 

Softwares de Gestão

A tecnologia é uma aliada dos negócios e existem hoje no mercado softwares que auxiliam na gestão do seu pet shop. Com pouco investimento, ou nenhum, como é o caso do nosso sistema de gestão Pet Control, um software totalmente gratuito para o mercado pet. É possível controlar tudo o que ocorre no seu pet shop: agenda, produtos mais vendidos, controle de caixa e estoque, entre outros.

A automação vai ajudar a reunir informações importantes que servirão de base para as tomadas de decisões futuras e garantir mais rentabilidade e lucro.

 

Agora que você já tem os conceitos básicos para gerir bem o financeiro do seu pet shop, é hora de colocar os conhecimentos em prática. Até a próxima!

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