Forma correta de calcular preço de serviços em pet shops

Aprenda a forma correta de calcular preço de serviços em pet shops

Talvez um dos maiores desafios do empreendedor seja calcular de maneira precisa e correta todos os custos envolvidos em um serviço e chegar a um preço de venda que não o faça perder dinheiro e ainda assim permita que você esteja dentro da esfera da concorrência.

Como calcular preço de serviços na sua pet shop

Uma pet shop pode oferecer uma gama enorme de serviços: banho e tosa, serviços clínicos e atendimento veterinário, serviços administrativos como tele entrega e tele busca, etc.

Vamos usar como exemplo o cálculo do preço de custo e venda de um banho para animal de pequeno porte, dividimos o processo em 13 etapas para facilitar o entendimento:

  1. Cálculo da mão de obra direta
  2. Cálculo dos materiais diretos
  3. Cálculo do custo unitário do serviço
  4. Custos fixos
  5. Custos variáveis da venda
  6. Margem de lucro
  7. Cálculo da taxa de marcação
  8. Cálculo do preço de venda
  9. Preço de mercado
  10. Pagamentos à vista, descontos e técnicas
  11. Cartão de crédito
  12. Tele busca e tele entrega
  13. Manutenção

Preparado? Então vamos aos cálculos...

1 - Cálculo da Mão de Obra Direta

Inicialmente precisamos calcular o custo que todos os funcionários do setor de estética representam para a pet shop.

Exemplo: Considerando que seja um pet shop que possui 2 funcionários responsáveis pelos serviços de estética e vamos supor que ambos recebam R$ 750,00 de salário. Sendo assim, o valor da folha de pagamento é R$ 1.500,00.

Para calcular o custo da hora do setor de estética, aplicamos a seguinte fórmula:

1.png

Explicando...

Salário dos funcionários: Custo total da folha de pagamento, no exemplo: R$ 750 + R$ 750 = R$ 1.500,00

Encargos sociais: Conjunto de obrigações que a empresa deve pagar mensalmente ou anualmente aos funcionários: INSS, FGTS, PIS/PASEP. No exemplo, vamos utilizar 60% dos salários para realizar os cálculos: R$ 900,00

Número de funcionários: 2

Horas/mês: Geralmente são 160 horas/mês, ou seja, padrão de 8h diárias

Aplicando na fórmula:

Custo Da Hora = Salário dos funcionários + encargos sociais/número de funcionários * 160 horas

Custo Da Hora = 1.500 + 900 ÷ 2 x 160

Custo Da Hora = 2.400 ÷ 320

Custo Da Hora = 7,5

Concluindo: O custo da mão de obra direta por hora do setor de estética será de R$ 7,50.

2 – Cálculo dos Materiais Diretos

O segundo passo é calcular todos os materiais utilizados na realização do banho. Para isso temos que fracionar as quantidades, pode parecer estranho, mas esses valores quando negligenciados podem gerar um grande prejuízo no seu caixa.

Para realizar um banho completo temos os seguintes materiais: Shampoo, perfume, talco, abrilhantadores e lacinhos / gravatinhas. Para realizar esse cálculo é necessário fazer a porcentagem usada em cada item, por exemplo: no banho de um animal de pequeno porte é utilizado uma média de 50ml de shampoo. O shampoo foi comprado em potes de 5 litros (5.000ml), e custou 40 reais.

Vamos aplicar a regra de três para saber o custo com shampoo:

2.png

*Produtos unitários, como lacinhos e gravatinhas, são mais fáceis de calcular o custo, é só dividir o preço do pacote pela quantidade.

A conta deve ser realizada em todos os itens utilizados no banho:

Exemplo: Shampoo + perfume + lacinho + talco + cremes = 0,40 + 0,10 + 0,15 + 0,50 + 0,50 = 1,65

Ou seja, para cada banho, é gasto R$ 1,65 com materiais.

Obs: Água e energia elétrica, por serem difíceis de medir individualmente, serão rateados com os custos fixos (veremos isso na parte 4).

3 – Cálculo do Custo Unitário do Serviço

Agora que temos os valores de mão de obra e materiais, vamos descobrir o custo básico do banho. Para isso, precisamos saber o tempo médio de duração de um banho, que deve ser contabilizado do momento que o funcionário recebe o animal até o momento que o pet está pronto para ir para casa.

Primeiro devemos saber o custo da mão de obra para depois calcular o gasto unitário de cada banho:

Custo da Mão de Obra = Custo da hora (calculado na parte 1) x Tempo de duração do serviço

Custo da Mão de Obra = R$ 7,50 x 0,5 (30 minutos por banho)

Custo da Mão de Obra = R$ 3,75

Custo Unitário = Custo da mão de obra + Custo em materiais (calculado na parte 2)

Custo Unitário = 3,75 + 1,65

Resultado Custo Unitário = R$ 5,40

4 – Analisando os Custos Fixos

Na parte 3 descobrimos o custo unitário de um serviço, mas ainda existem custos que não foram contabilizados e que, para cada serviço vendido, uma pequena parte desses gastos devem ser inseridas no valor, são os custos fixos.

Custos fixos são as despesas que, independentemente de termos clientes ou não, temos que pagar por eles: aluguel, telefone, água, energia elétrica, limpeza, entre outros. Uma maneira fácil de calcular esses custos é analisando os meses anteriores. Por exemplo, vamos supor que, para abrir a pet shop todo dia pela manhã e fechar ao final da tarde, durante um mês, custe R$ 6.000,00, esse será seu custo fixo médio (CFm).

Outro valor que precisamos é a receita bruta (valor recebido da venda de serviços e produtos). Vamos usar como exemplo uma receita bruta média (RBm) de R$ 20.000.

O próximo passo é calcular o percentual do Custo Fixo em relação a Receita Bruta:

CF% = (CFm ÷ RBm) x 100

CF% = (6.000 ÷ 20.000) x 100

CF% = 30

Ou seja, agora sabemos que cada serviço vendido deverá suportar 30% dos custos fixos.

5 – Custos Variáveis da Venda

Agora precisamos saber quais são as alíquotas pagas na nossa pet shop. Por exemplo:

  • ISSQN: 5%
  • PIS: 0,65%
  • COFINS: 3%
  • Contribuição Social: 1,08%
  • IRPJ (Lucro Presumido): 1,20%

Total: 10,93%

Com essas informações sabemos que cada serviço vendido deverá suportar 10,93% dos impostos e taxas.

6 – Margem de Lucro

Ainda temos mais algumas contas pela frente, vamos lá?

Precisamos definir a margem de lucro: Um lucro de 15% seria uma margem saudável para a venda de serviços em pet shops.

[Importante] Após o cálculo da margem de lucro, você deverá analisar os preços de mercado para verificar se está em parâmetro com a concorrência (veremos mais sobre isso daqui a pouco).

7 – Cálculo da Taxa de Marcação

Já temos todos os fatores para calcular o preço de venda, mas ainda precisamos encontrar nossa taxa de marcação.

Taxa de Marcação é o fator que vai definir o preço de venda do serviço:

3.png

CF% = Percentual de Custo Fixo (Parte 4)

CVV = Custos Variáveis da Venda (Parte 5)

ML = Margem de Lucro (Parte 6)

4.png

8 – Cálculo do Preço de Venda

Finalmente chegamos no cálculo do preço de venda propriamente dito (ufa!).

PV = CUS x TM

CUS = Custo Unitário do Serviço (Parte 3)

TM = Taxa de Marcação (Parte 7)

PV = 5,40 x 2,26

PV = 12,20

Dessa forma, seguindo nosso exemplo, para realizar um banho em animal de pequeno porte, podemos praticar o preço mínimo de R$ 12,20.

9 – Preço de Mercado

Bom, ainda não chegamos ao nosso valor final. Mas calma, estamos quase lá!

A parte da pesquisa de mercado é uma das mais importantes: Quanto custa o mesmo serviço nas pet shops do seu bairro?

Vamos imaginar algumas situações…

Cenário 1: Pet shops do bairro cobram valores maiores, por exemplo, R$ 15,00.

Agora que você sabe como o preço de venda é calculado, podemos supor que: as pet shops vizinhas possuem custos maiores, fornecedores mais caros, pagam salários mais altos aos funcionários, possuem margem de lucro maior que a sua, e por aí vai...

Cenário 2: Pet shops do bairro cobram valores menores, por exemplo, R$ 10,00.

Seguindo o mesmo raciocínio: as pet shops vizinhas possuem custos menores, fornecedores mais baratos, menor margem de lucro, etc...

Mas o que isso significa? Significa que o seu preço precisa estar relacionado ao seu posicionamento no mercado. Se o seu serviço for mais caro que o do concorrente, os clientes devem saber e ver o porquê, caso contrário, o estabelecimento escolhido sempre será o de menor preço.

10 – Pagamentos à vista, descontos e técnicas

Vamos continuar com nosso valor de R$ 12,20 (você sabe que não pode cobrar menos que isso, mas caso cobre, deverá estar ciente que está abrindo mão de uma fatia da sua margem de lucro!).

Grande parte dos clientes vai barganhar o preço, como resolver?

  1. Aumentando o preço = R$ 13,99 ou R$ 14,99.
  2. Use a técnica do 0,99 (conhecida como Odd Price), é só um centavo a menos, mas nosso cérebro lê com mais ênfase o primeiro número.

11 – Cartão de Crédito

Qual a taxa que você paga no cartão? Para calcular o preço de venda, esse valor deve estar embutido.

Vamos supor que seu cartão cobre 5% sobre toda venda, então temos: R$ 12,20 + R$ 0,61 = R$ 12,81

12 – Tele busca e Tele entrega

A definição desta etapa varia de acordo com cada pet shop. Para cobrar por este serviço, você pode:

  • Embutir no preço do serviço os gastos com as teles;
  • Ter uma tabela de valores de acordo com a distância;
  • Cobrar à parte;
  • Terceirizar o serviço com motoristas.

Caso queira embutir o valor das teles nos serviços, você deve levar em consideração todos os gastos referentes a ele, por exemplo: motorista, gasolina, manutenção do veículo e eventuais multas de trânsito.

13 – Manutenção

Última parte, mas ainda muito importante!

Anualmente temos aumentos, seja por causa da inflação, dissídios trabalhistas, etc... Então, todo ano você deve recalcular os preços de venda dos serviços da sua pet shop.

Concluindo...

Calcular os valores de custo e venda de serviços não é uma tarefa fácil, mas se você seguir nosso passo a passo com atenção, vai conseguir definir o preço de venda dos seus serviços de forma correta e pode ter certeza que estará fazendo um gerenciamento completo da sua pet shop.

 

Veja também: Preço de venda de produtos em pet shops: Como calcular?

 

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Até mais, boa gestão e bons cálculos!

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